klompen

Copyright ©

A experiência e intercâmbio culturais que a estada na Holanda lhe propiciou foram uma fonte de inspiração para desenvolver uma nova experiência visando a pintura em madeira, das tradicionais klompen,

As klompen, são as famosas soquinhas de madeira holandesas, reconhecidas e muito apreciadas mundialmente pela sua tradição e originalidade.

Desde tempos longínquos que são usadas em vários lugares da Europa até à atualidade. Esta tradição ainda prevalece em alguns desses lugares, mas é na Holanda onde encontra maior expressividade.   

Devido às características pantanosas do solo deste país as klompen, feitas de madeira, matéria-prima de boa qualidade disponível (Salgueiros e Choupos) mantiveram-se populares em toda a Holanda pela sua funcionalidade, mesmo depois do aparecimento das botas de borracha impermeáveis. 

Das 3 milhões de klompen que são feitas anualmente uma grande parte delas é destinada à venda, em lojas de souvenirs. Em algumas destas lojas, onde as klompen são objetos essenciais promovem-se workshops sob a orientação de um experiente artesão, onde é possível acompanhar-se o seu fabrico à semelhança da forma e técnicas tradicionais.